Total: R$0,00
Total: R$0,00

Semente de Soja Shield

Compartilhar

Tecnologia Shield
Resistência à ferrugem-asiática

Muita conhecida pelos produtores, a ferrugem asiática (Phakopsora pachyrhizi) é uma doença extremamente importante e de difícil controle na produção de soja. O uso de cultivares com a Tecnologia Shield ajuda no manejo da ferrugem, fazendo com que a doença ocorra de forma mais lenta. “Uma cultivar Shield associada a outras ferramentas – como controle químico, plantio antecipado, cultivares precoces – vai possibilitar uma sustentabilidade muito maior ao produtor e, muito provavelmente, vai reduzir o número de aplicações, para uma ou duas, dependendo da região”, completa Carlos Arrabal Arias.

Segundo ele, a Embrapa indica o uso de fungicidas, até porque a ferrugem asiática é um fungo com uma variabilidade genética muito grande, o que pode reduzir a eficiência tantos dos fungicidas, como da resistência genética. “Em função disso a gente prefere usar várias ferramentas, nas quais uma tecnologia vai ajudar a proteger a outra”, diz.

Atualmente, a Tecnologia Shield está associada à linha de cultivares de soja convencional, como a BRS 511 e também a BRS 531, que é um material com adaptação para macrorregião 3 e com resistência ao nematoide de cisto. A Embrapa deverá lançar também cultivares RR e IPRO, já nas próximas safras. Outra novidade será a Tecnologia Shield Plus, com maior nível de resistência, devido à utilização de mais de um gene de resistência.

Fonte: http://www.fundacaomeridional.com.br/soja/tecnologias

Fale com um de nossos consultores: – Whatssap. 14 99763-7579

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X